Quando procurar um cirurgião plástico?


Você pode achar que a consulta com Cirurgião Plástico deve ser feita somente depois que outras alternativas não deram o resultado esperado. Existem também pessoas que sofrem durante longos períodos por problemas físicos de solução até simples, mas relutam ou demoram a procurar ajuda, por medo ou inibição de se expor. Porém, um Cirurgião Plástico tem a formação médica e científica para, com critério e profissionalismo, dar sua visão sobre o melhor tratamento para seu problema. Isto não significa, porém, que ele dará prioridade para a cirurgia como primeira ou única opção. Por isto, uma consulta com um profissional desta área pode evitar perda de tempo, dinheiro e, principalmente expectativas frustradas ou o prolongamento do convívio com complexos cuja solução pode ser mais simples do que você pode imaginar.

Cirurgia plástica é supérflua?


Você, como qualquer pessoa, já deve ter notado algum detalhe no seu corpo que causa algum incômodo. O seu aspecto físico, seja por características genéticas, envelhecimento natural ou outros fatores, como variação de peso ou gravidez podem levar à problemas que afetam seu bem-estar psicológico e social. Mas nem sempre isto é compreendido pelas outras pessoas. Nossa família, nossos amigos, tendem sempre a achar que tudo esta ótimo. Mas é você, e só você, quem sabe o quanto alguma coisa no seu corpo pode incomodar. O que talvez você não saiba é que a ONU (Organização das Nações Unidas), através de seu órgão que trata dos aspectos da Saúde, a OMS (Organização Mundial de Saúde) também concorda. Ela define o conceito de “saúde plena” da seguinte forma: “Saúde plena é o bem-estar físico e psicológico do ser humano” E é justamente aí que a Cirurgia Plástica pode ajudar, integrando seu corpo à sua mente e reafirmando sua auto-estima. Por isto, buscar soluções para seus desconfortos físicos estéticos - sem exageros - faz parte da busca da sua totalidade como ser humano e da sua adaptação ao seu meio social.

Quais os riscos de uma cirurgia?


Toda cirurgia pode ter riscos, como em qualquer outra área médica. Porém, a Cirurgia Plástica Estética é uma especialidade cirúrgica considerada de baixo risco, por dois motivos básicos: É uma modalidade considerada eletiva, ou seja, sem urgência. Ela permite que os pacientes sejam avaliados e selecionados de forma criteriosa antes que qualquer cirurgia seja realizada. Qualquer cirurgião responsável e consciente pode e deve recusar pacientes de alto risco, ou que não estejam, no momento, em condições necessárias de saúde. Esta segurança também aumenta quando o cirurgião se recusa a realizar várias cirurgias ao mesmo tempo, mesmo que para você possa parecer mais prático ou simples, caso isto possa significar riscos aumentados que não valem a pena.

O que esperar em termos de resultado?


Nenhum médico tem o poder de prever resultados. A Medicina não é uma ciência exata e está sujeita à diversos fatores aleatórios. Um Cirurgião Plástico não pode garantir que a cicatriz será perfeita ou que a reação do seu organismo será a esperada. Porém, é possível à um Cirurgião bem-formado, honesto, ético e experiente fornecer margens realistas do que é possível atingir como resultado em cada caso, ainda que fatores que fogem do controle do profissional possam influir positiva ou negativamente. Leve sempre isto em consideração ao decidir-se por uma cirurgia, para que sua expectativa seja real, e não ilusória. Desconfie, inclusive, de quaisquer promessas de resultados rápidos, perfeitos ou de quem promete resultados que apenas ele acha que pode oferecer. Na dúvida, ouça mais opiniões. Isto é a maior garantia de que você terá um resultado dentro do que cientificamente foi previamente informado.

Exames e avaliação pré-operatórios


Na maioria dos casos, apenas os exames básicos e os dados relatados por você na consulta são suficientes para avaliar suas condições clínicas para a cirurgia. Mas, sempre que necessário, dependendo de cada cirurgia e de cada paciente, diferentes tipos de avaliação serão solicitadas. Muitas vezes, se você está sendo acompanhado por outro médico, será solicitado que ele autorize sua cirurgia. Mesmo que isto represente maior tempo entre a consulta e a cirurgia, você deve estar certo que quaisquer avaliações extras estarão sempre baseadas no princípio de fazer sua cirurgia ser a mais segura possível. Lembre-se, porém, que mesmo estando num momento em que suas condições clínicas não sejam adequadas à segurança da cirurgia, o tratamento poderá ser realizado no futuro, quando os empecilhos tenham sido superados.

Anestesia


Para cada cirurgia, várias opções são possíveis. A anestesia poderá ser local, sedação, peridural com sedação ou ainda anestesia geral. Isto dependerá da necessidade técnica e, sempre que possível, da sua escolha. O critério principal é a sua segurança. Em seguida, o seu conforto e tranqüilidade. Seu médico-anestesista será sempre alguém da equipe e da confiança da Ava Clínica. Antes de qualquer cirurgia que necessite de um anestesista, ele será informado do seu caso e poderá inclusive solicitar que você passe em consulta pré-anestésica com ele, para sua maior segurança. O anestesista tem sempre a liberdade para escolher o tipo de anestesia ou mesmo de suspender a cirurgia caso ache que existe algum risco no momento.

Como é o período de recuperação?


A recuperação de uma cirurgia depende basicamente do tipo de operação e da reação do organismo. Inchaço, dor, hematomas, o aspecto visual inicial e cicatrizes variam dependendo do tipo de cirurgia e de cada pessoa. Cada paciente tem necessidades e expectativas próprias neste sentido. Alguns, mesmo com hematomas, podem retornar ao trabalho. Outras, precisam estar com a aparência perfeita para poder aparecer em público. Portanto, ao invés de uma “tabela geral”, a melhor forma de fazer seu planejamento é perguntar ao seu médico tudo aquilo que sejam importante para você decidir qual a melhor época para sua cirurgia.

Quando chega o resultado definitivo?


Depois de uma cirurgia plástica, existe uma expectativa natural pelos resultados. Você se olha no espelho sempre que pode, as pessoas próximas a você ficam te cobrando. Mas a Cirurgia Plástica não é mágica e sim Medicina. Portanto, existe sempre um período de recuperação, variável dependendo do tipo de cirurgia e da capacidade do seu organismo de se recuperar, que varia de semanas a meses. Por isto, o resultado final não é instantâneo e este tempo necessário pode até ser longo, apesar da sua vontade natural de que tudo fique ótimo rapidamente. É muito importante que você esteja preparada para lidar com esta situação.

Cicatrizes


Para a correção de um problema estético, na maioria das vezes o preço a ser pago é trocar uma forma desconfortável por algum tipo de cicatriz. As cirurgias plásticas são feitas procurando deixar cicatrizes nos locais menos visíveis, com o menor tamanho possível e com técnicas que permitam serem o mais imperceptíveis. Mas, apesar do uso da melhor técnica cirúrgica possível pelo cirurgião, a reação do organismo é variável além de algumas vezes imprevisível e depende, também, do respeito aos cuidados pós-operatórios recomendados em cada caso.