Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica


A SBCP é a autoridade máxima em Cirurgia Plástica no Brasil. Dentre suas várias atribuições, uma das mais fundamentais é a sua competência para julgar e certificar – através do Título de Especialista – o preparo e a qualidade dos cirurgiões plásticos.

Entretanto, a Legislação Brasileira, não exige de nenhum médico o título de especialista como obrigatório para atuar em qualquer especialidade. Já o Conselho Federal de Medicina repudia tal conduta por parte dos médicos, porém está limitado a aplicar apenas punições disciplinares.

Este cenário favorece a proliferação de médicos oportunistas, sendo estimados dados que talvez mais da metade das cirurgias plásticas sejam praticadas por não especialistas. Em muitos casos, os pacientes desconhecem essa situação, assim como desconhecem os riscos a que estão expostos, desnecessariamente.

De fato, não há como negar a importância do Título de Especialista. Segundo divulgados pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo – CREMESP – do total de sindicâncias abertas nesta Casa por erros médicos em cirurgias plásticas, 97% são de médicos não especialistas, ou seja, deixar de verificar se o médico é especialista não é uma decisão nada inteligente...

Você pode ter mais informações no site oficial da:
Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica